quinta-feira, 6 de novembro de 2008

USO DAS BATERIAS-MOTOR HOME

Quanto a assunto é bateria, sempre é uma polemica, bateria não foi feita para uso continuo, ai tem suas limitações, porem com as novas tecnologias, temos já uma gama de bateria, considerando que quando você parte para bateria não convencial (veicular) deparamos com o preço, mas veja informações que colhi na internet. Ai você tira suas duvidas, eu uso no meu Motor home bateria convencional e para mantelas sempre carregas optei por placas voltaicas(energia solar)(veja publicação neste blog) é que eu tenho conseguido bom redimento na falta de energia elétrica para o uso do carregador.Vejamos eu tinha colocado as placas voltaicas ,mas não tinha feito o teste(são Tomé), na minha ultima viagem o Nordeste, chegando em Natal pequei avião para Fernando de Noranha, mais minha duvida era que eu teria que deixar o Motor Home em um estacionamento sem estar plugado na energia elétrica, no estacionamento deixei o Motor no ar livre, para que as placas tomasse mais claridade(energia Solar) ,ficou geladeira ligada, alarme, minha duvida se as placas manteria a Geladeria. (12v), fiquei três dias em Noronha, para minha surpresa, quando cheguei, geladeira funcionando, baterias carregadas, tudo a contendo, fiquei contete, acho que minhas duvidas foram tiradas, praticamente não uso mais energia esterna em viagem, posso ficar parado por dias, as placas mantém as baterias carregadas, claro que uso a enegia interna com moderação.
O problema das baterias, não quando em viagem, veiculo andando o alternador mantem, o probelma quando estamos parado mais de 12 ou 24 horas, as bateria começam a descargar, ai que o bicho pega temos que ter energia para mater as baterias, energia eletrica 110v ou 220v. gerador, eolica, ou solar.

O texto abaixo foi tirado de e-mail recebido

A bateria automotiva foi projetada para dar a partida no motor de arranque tendo como diferencial a amperagem de partida fria, depois que é dado a partida no arranque a bateria começa o processo de descarga lenda tendo a necessidade de ter um alternador para recarregar a bateria, para o uso continuo ( chamamos de uso em serviço ) a bateria automotiva só tem o aproveitamento de 30% da sua amperagem total fazendo necessário do uso do alternador para período prolongados. , uma outra informações muito importante é que a bateria automotiva só aceita no maximo 10 vezes a descarga profunda, as descargas profundas não podem ultrapassar 10,5 volts, caso tenha um uso em serviço abaixo desta voltagem seria o mesmo que uma parada cardíaca em um ser humano, quanto menor a voltagem baixa menor chance de você conseguir voltar a usar a bateria, se conseguir voltar a usar terá seqüelas quanto a qualidade do funcionamento, por isso é fundamentar usar inversor que se desligam quando em voltagem baixa.
Na bateria estacionária existe basicamente 3 modelos de bateria, conforme abaixo
1 - bateria Selada GETPOWER
As baterias GETPOWER possuem tecnologia de eletrólito absorvido em manta de microfibra (AGM-Absorbed Glass Mat) e são reguladas à válvula (VRLA-Valve Regulated Lead Acid), possibilitando um processo de recombinação dos gases com eficiência superior a 99%. Com estas características, é possível utilizar as baterias em diversos tipos de aplicação, sem a necessidade de adição de água ou eletrólito, com baixíssimo custo de manutenção. Também não requer ambientes com ventilação especial e podem ser instaladas em locais com a presença de seres vivos e outros equipamentos eletrônicos
Resumo: Este modelo de bateria tem uma válvula que permite reter os gases da bateria em um processo de carga, tem um aproveitamento em uso em serviço de 80% e pode sofrer de 50 a 60 descargas profundas até 10,5 volts, este modelo não é apropriado para o uso em Trailer ou em Motor Homes porque não permite solavancos na bateria tendo que ser instalado em um angulo reto.
2 Bateria Freedom
Esta bateria possui praticamente as mesmas características da bateria Selada, com a diferença que produz gases no processo de carga igual as automotivas, tem o aproveitamento de 80% em uso em serviço, permite de 50 a 60 descargas profundas até 10,5 volts, ideal para Motor-home e trailer pois pode ser instalada em ângulos até 45° e permite pequenos solavancos
Tanto a bateria Selada e a Freedom não possuem amperagem de partida fria, dependendo do motor de arranque, se for um pequeno, estas duas baterias até conseguiriam dar a partida porem a cada partida teria um desgaste precoce com limite de até 10 vezes para ferrar com a bateria de vezes, por isso é fundamental separar esta bateria com o sistema de recarga do alternador antes de virar a motor de arranque, é bom lembrar que sistema com reles não separam a bateria no ato da virado do motor de arranque, não existe até hoje uma bateria que possa ultrapassar a baixa voltagem de 10,5 volts.
3 Bateria de alta Performance Optima
Para este modelo de bateria existe três tipo, Amarela, vermelha e azul.
BATERIA AMARELA – LINHA YELLOWTOP – Usadas para ciclagem profunda, se o veículo é modificado que tenha muitos acessórios, está é uma Bateria que garante o fornecimento ininterrupto de energia e sua recarga é 3 vezes mais rápida e e uso combinado (partida e serviço).
BATERIA VERMELHA – LINHA REDTOP – Usadas para aplicações de Partida, elas tem potência de arranque frio é a principal característica desta Bateria, suportando as altas temperaturas do motor. Exemplo: usadas também em Caminhões, Carros Modificados (Tuning), Utilitários Esportivos, 4x4, e veículos pesados que enfrentam “off Road”.
BATERIA AZUL – LINHA BLUETOP – Para aplicações Náuticas – disponíveis nos modelos de partida e uso combinado (partida e serviço). Com a metade do peso de baterias náuticas ou veiculares convencionais de mesmo CCA (Liberação de ampares).
Resumo: entre esta 3 cores a mais indicada para o uso em trailer e motor home é a cor amarela que tem um aproveitamento em serviço de 90% e amperagem de partida fria de 1000 amperes permitindo sozinha virar um motor de arranque de um trator ou ônibus, permite também 360 vezes descarga profunda em até 10,5 volts, permite solavancos fortes, pode ser instalada em uma angulo de 180° e tem um processo de recarga em 3 vezes mais rápida que uma bateria automotiva. A amperagem mais alta disponível da bateria Amarela é de 75 amperes que equivale a uma bateria de 115 amperes da estacionária freedom que tem amperagem máxima disponível de 220 amperes ou 150 amperes da bateria automotiva.
Espero ter conseguido esclarecer um pouco o assunto sobre bateria que ainda é um mistério para mim e muitos.
OBS.: Este texto está autorizado a ser publicando em qualquer meio de comunicação ou mídia desde que a mídia não tenha fiz lucrativos salvo sites de revendas de trailers e motor-homes estão autorizados a publicação.
Atenciosamente,
André Pereira
Representante KG Trailers e ReboquesRepresentante Motor-Home ItapoãTel: 021-8141-4808 Celular 021-3005-3664 Escritório 011-2626-3344 linha SPNEXTEL: Tel: 021-7891-4141 ID: 8*68369Site: http://www.transtrailer.com.br/
----- Original Message -----

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá !!!

Visitei o seu blog e amei !!!

Vou coloc-alo como link no meu, pode ?

Vou passar por aqui outras vezes.

Abraços !!!

Valdomiro disse...

Muito legal o Blog de vocês.
Vou visitá-lo outras vezes.
Forte Abraço.
Email: miro_camera@yahoo.com.br

Valdomiro disse...

Muito legal o Blog de vocês.
Vou visitá-lo outras vezes.
Forte Abraço.
Email: miro_camera@yahoo.com.br

lunaza disse...

Muito boas as informações sobre baterias!!
Uso em meu MC (Motor Casa) as Optima Amarela, seguindo indicação do distribuidor, que bate com as informações aqui postadas!... Já estão sendo usadas, as 3 unidades, há 4 anos!... Porém a que uso para partida do motor do MC danificou-se recentemente!... Como as da casa ficam na traseira do MC, cerca de 6 m de distância, a conclusão da fornecedora é que houveram sobrecargas diversas, do alternador, que "percebia" que alguma bataria estava com carga baixa e mandava para todas, tendo a do motor recebido carga em excesso!... Recentemente passei a adotar o uso das 3 placas solares (140 W cada) para carregar a bateria da casa e a do carro sendo carregada pelo alternador!... Da mesma maneira que você, me surpreendi com ma eficiência das placas solares!... A desvantagem da Optima é que custa 2,5 vezes que a Freedom!... Embora esta última não seja recomendada para uso em locais que possuam vibração (projeto para "no-break") e no MC tem vibração!
Manhães (lc.manhaes@gmail.com)

Serra do Corvo Branco-SC

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esse serra liga Urubici-SC com o Litoral, uma descida muito alta,perigosa, vale apenas conhecder, um lado lindo da natarureza

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Erico,De Paris e Mauro, 450 km de pura aventura no municipio de Urubuci-SC

Descida da Serra

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Foi uma aventura, essa descida, em marcha encrenada na primeira marcha e pé no freio, uma loucura, mas valeu apena.,estavamos em três veiculos estilo espriter-motor casa, uma viagem que marcou na nossas mentes,

5º Evento Rodamundo

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Local CTG-os Praianos São José.