segunda-feira, 23 de junho de 2008

REGATA EM ILHA BELA

"ROLEX ILHABELA SAILING WEEK 2008"
Semana de vela realizado em Ilha Bela-SP 02 a 12 de julho de 2008

Catamarã Acallanto
Erico e Ligia para mais uma aventura
Saímos de Florianópolis dia 26 de junho de 2008, rumo a Londrina-PR, para nos jun tarmos a tripulação do Catamarã Acallanto, em Londrina aproveitamos para deixar o meu motor home-Sprinter para fazer o motor, conforme já tínhamos agendado com a oficina, o motor já estava com kilometragem avançada, com pouca copresão, pois queremos viajar pra terra do fogo (Ushuaia) em Janeiro de 2009 na patagônia América do Sul e o motor precisa estar em dia. Dois carros de bagagem e tripulação zarpamos dia 2 de julho as 5 horas da manhã destino a Parati-RJ ,onde o barco esta ancorado,chegamos por volta das 8 horas da noite, todos a bordo, na manhã seguinte fizemos alguns reparos e manutenção no Catamarã, aproveitamos para instalação de um aquecedor de água quente no barco e outro serviços, tudo pronto era só partir destino a Ilha Bella onde seria o local das competições de vela.

Os carros que levaram a tripulação de Londrina até Ilha Bela. 900 km

Nossa bagagem , muita

Rumos destino ponta da Juatinga, a motor, pois o vento estava fraco, com isso motoramos a noite intera até a Ilha de Anchieta, durante a navegada um dos motores resolveu dar entrada de ar, parou, continuamos com o outro, ai a turma de manutenção entraram em ação, Get. Getulio, Manoel e eu, tudo resolvido liga motor, legal pegou, navegação de cruzeiro, chegamos por volta das 3 horas da manhã, dormimos ancorado na Baia da Ilha Anchieta , um local muito bonito e abrigado, foi um sono reparador.
Na manhã seguinte, tempo bom muito lindo, aquele café matinal, a bordo, não precisa comentar muito é só imaginar, tudo pronto zarpamos para Ilha Bela, ligamos os motores, saímos entre a ilha e o continente, duas horas de motor começou um bom vento, sul de proa, levantamos as velas, ai é só navegar ao sabor do vento que legal. Durante a navegada foi feito o almoço, um bela macarronada, tudo perfeito, chegamos no Iate Clube de Ilha Bela, ancoramos em um poita do Clube e fomos em terra para fazer inscrições da tripulação, e receber boas vinda dos outro navegadores, um boa rodada de cerveja para quem bebe e refri para quem bebe também hahahah.,Hoje sábado, tiramos a vela Grande e Genoa para fazer reforço, pois tínhamos navegado em novembro da Bahia até Parati as vela precisaria de alguns ajuste, pois o dia seria livre e a regata só começaria domingo , ao trabalho.

Festa de abertura do evento,

Cerveja para que bebe e refri para quem bebe tambem, hahah

Os barcos.

Domingo, inicio da regata, aproximadamente 180 barcos na raia, muito lindo e emoção, largada de vento em popa, balão para cima, velas ao vento, nosso percurso seria do canal de São Sebastião entre a ilha e continente até a ilha de Toque, inda e vinda 30 milhas náuticas. Foram feitas duas raias devido à quantidade de barco, nossa classe Catamarã e barcos de cruzeiros até a ilha de Toque, as outras classe de barcos de ponta (Formula 1) até a ilha de Alcatraz em torno de 60 milhas., depois da regata que ficamos em 4ª lugar não tão ruim , nosso Catamarã ser um barco com muitos pesado com muitos equipamentos , nada mau, à noite tiramos para fazer compra, fui até a loja Regata para comprar um bomba para meu motor home, que estava precisando, cara, mas não tem jeito o negócio é comprar.Segunda feira dia livre, pois nossa classe só tinha regata no domingo, quarta e sexta, aproveitamos esse tempo zarpamos para passar o dia no outro lado da Ilha para conhecermos praia dos Castelhanos.

A regata, muitos barcos.

Meu GPS- Garmim 276 C , muito bom, salve a tecnologia.

Chegamos por volta das 2 horas da tarde, fundíamos próxima a praia, diga de passagem muito bonita, mas os borrachudos não davam trégua, coisa de louco, mesmo o barco longe da mata, tínhamos que ficar de roupas longas, o repelente não dava conta, ainda bem que a noite não tem borrachudo, depois de reconhecer o local, perto das 5 horas zarpamos para saco do sombrio que fica na mesma baia, lugar abrigado, a noite aproveitamos para degustar um bela picanha na brasa, é ruim. hahahah.todos felizes e bem alimentados, só restava apreciar a noite estrelada, pois a lua já estava ficando cheia, muito linda e perfeita para o descanso e sonhar. Tiramos foto do anoitecer, valeu.

Almoçando a bordo que delicia, a picanha estava no churrasqueira,é só abrir.

Praia do Castelhanos- Litoral da ilha de São Sebastião, lado leste.

Na manhã seguinte, algo da natureza, um cardume de água viva desfilando abaixo do barco lindo para ver, porem perigoso para quem estivesse na água, seria queimadura certa, era milhares de água vivas o espetáculo durou em torno de 30 minutos, e desapareceram logo em seguida, depois das águas viva caíram na água a turma do banho, eu não é claro. hahaha. Passamos o dia na Bahia dos Castelhanos, a turma aproveitou para conhecer uma cachoeira local, segundo eles muito bonita, eu não fui, alguém tinha que cuidar do barco, barco fundeado com ancora perto de praia e costão não da para vacilar. No final da tarde zarpamos destino ao Iate Clube , no outro dia teríamos mais uma regata.

O anoitecer no Saco do Sombrio, lado de fora da Ilha São sebastião, o fundo praia do Castelhanos

Saco do Sombrio, onde passamos a noite.

As aguas vivas, em volta do barco ao amanhacer, lindo de ver porém perigoso pelas queimaduras que elas provocam.

Quarta feira nossa segunda regata, levantamos cedo, café, arrumação do barco , preparação para mais uma regata, largada ao meio dia, essa regata foi realizada dentro do canal de São Sebastião, deu vento de todos os lados , sul norte leste e oeste, muitas cambadas, no total de vinte e seis, para uma catamarã, um raia tão estreita não é fácil, tiramos mais uma vez em 4ªlugar, valeu pela a brincadeira e como experiência para a tripulação.fizemos até um pega com outro catamarã, legal, foi bordo a bordo, mais ele era mais leve e acabou passando, nos o apelidamos de panela de pressão, devido o formato do casario redondo,retornamos ao clube onde passamos a noite, fomos em terra, para conhecer o centro da ilha(comercio), fizemos um lanche eu e Ligia, retornos ao barco por volta das 22,30 horas, sentamos no copkiet do barco para aquele papo informal da tripulação, e ver o bale dos barcos nas poitas do Iate Clube, sempre é um espetáculo a parte, fica lindo ver os barcos balançando no sabor das ondas,é legal.No próximo dia, quinta feira ,dia livre. Levantamos, café tradicional, zarpamos em direção ao porto das balsas (Ferryboat) ali ficaria mais fácil o desembarque da namorada do Get. a Jack, ela tinha compromisso em Londrina e no poderia ficar até o final, enquanto o Get levou a namorada até o ônibus, aproveitamos para trocar o cabo do acelerador que tinha rompido, foi uma operação fácil, almoçamos ali mesmo, perto da tarde voltamos para o Iate Clube, pois no outro dia sexta feira teríamos a ultima regata.

Tripulação trabalhando, olho no adversário.

Erico no timão, Tati levantando a vela grande

A largada da regata, é emocionante, muito lindo ver e participar.

Sexta Feira, nosso ultimo dia em ilha bela, mais uma regata, não foi diferente também tiramos o 4ªlugar, acabamos na classificação final em quarto lugar, hahahah, tinha 10 inscritos. Após a regata, como ela foi realizada no lado norte do canal, já no meio da baia, era mais fácil nos zarparmos destino ao Saco da Ribeira próximo a Ubatuba_SP, caminho para nossa volta, seguimos viagem, chegamos perto dos 8 horas da noite no Saco da Ribeira, uma baia bem fechado parece mesmo um saco, neste lugar fica muito barco ancorados, calculamos mais de 500 barcos, é um lugar muito tranqüilo, quem passa pela BR 101, via Santos-Rio dar para ver os barcos ancorados, passamos a noite ali, em mar de almirante.

Ultimo dia de regata,dali partimos para o Saco da Ribeira onde passamos a noite.

Saco da Ribeira, onde passamos a noite,
Saco da Ribeira-Ubatuba, litoral de São Paulo, muitos barcos ancorados.

Na manhã seguinte, zarpamos para fazer tur entre as ilhas até Parati, no trajeto passamos diversas ilhas, Ilha Anchieta, ilha do Prumirim, ilha Redonda, ilha dos Porcos Pequena, ancoramos na praia do Engenho para tomar banho e ali almoçamos, mais uma bela picanha na brasa, é ruim, hahahah, a praia do Engenho é pequena porem muita bonita ela fica afastada da BR 101 mais o menos 6 km, quem vai de Ubatuba para Parati, zarparmos, passamos em frete a praia da fazenda e Piniguaba, um vilarejo pequeno, cheio de barzinhos junto à praia, rumamos para ilha das Couves no caminho encontramos mais um espetáculo da natureza, que se diga de passagem um verdadeiro espetáculo, cardume de golfinhos, durante 2 horas eles nos acompanharam,parecia um bale na frete e por baixo do barco, muito bonito de se ver, calculamos mais o menos 500 golfinhos, tanto tempo de mar, nunca tinha visto essa quantidade de golfinhos juntos. Dali seguimos para ilha das Couves, onde ancoramos e passamos a noite, segundo pescadores ali morou um Senhor que conviveu bastante tempo, chegou levar um mine trator, onde abriu estrada dentro da ilha, hoje praticamente já fechada pelo mato, e o resto mortais do trator se encontra na praia, a praia na ilha é pequena, na realidades são duas praias, não são maiores que 80 mts cada, mais muito bonita, na ilha tem um bar explorado por uma senhora, que se diz proprietária da ilha, mas segundo o pescadores o antigo dono morreu ele que tinha o concessão, os filhos não mais regularizaram junto a Marinha, e o imposto atrasado esta muito alto para a regularização, a ilha esta disponível.

Ao fundo praia de Piniguaba, litoral de São Paulo
Ligia e seus Golfinhos amestrados, hahah, O mine trator junto a praia, ilha das Couves,virou museu e poluição.
Praia na ilha das Couves, pequena muita linda

Dia seguinte, levantamos cedo, zarpamos antes de clarear o dia, queríamos chegar cedo em Parati, navegação a motor, pois vento que era bom não tinha, mas antes de chegar a Parati a tribulação resolveu passar pela praia de Itajaiba, já perto de Parati, ancoramos e o pessoal foi colhecer mais uma cachoeira, como sempre prefiro ficar no barco, pois gosto de curtir o balanço das ondas, aproveito a refletir, como é bom navegar. Fico admirando a natureza, não demorou muito já tínhamos vizinhos, um veleiro ancorou ao lado, como de praxe, ancora baixa o bote e praia para reconhecimento., ali ficamos até 4 horas, chegou o resto da tripulação almoçamos e zarpamos para Parati , para a marina 188, onde ficar o barco. Só restava arrumar a bagagem, pois no outro dia cedo viajaríamos para Londrina, onde morra o proprietário do barco e família tínhamos 900 km de viagem no outro dia, dormimos e levantamos cedo, só estrada, acabou a tranqüilidade, de volta a realidade, trabalho e compromissos, etc.etc., nesta aventura estavam a bordo: Getulio e Ana Maria proprietário do Barco, Get e Tati filhos, Jack namorada do Get, Manoel irmão do Getulio e a namorada Rose, eu Erico e Ligia minha esposa e companheira de aventura. Como sempre digo não sou escritor mais tendo aprender, sou navegador e Campista. Até a próxima. 15.07.2008

Almanhecer, navegando, ja na volta para Parati, 5,30 da manhã,magnifico.

veleiro visinho, na praia de Itajaiba, perto de Parati- Tripulação do Catamarã Acallanto, No ordem esquerda para direita,Getulio,Erico,Tati,Ligia,Ana Maria,Jack,Get,Rose e Manoel. bela tripulação, os abensoadinhos, hahah.

Pequeno vidio da Regata semana de vela de Ilha Bela, de 02 a 12 de julho de 2008, 180 barcos,muito bonito ver e participar."Rolex Ilhabela Sailing Week 2008"

Vidio de um cardume de golfinhos, aproximadamente 500, uma loucura a festa deles acompanhando o barco, o desfile durou mais de 2 horas a frente do barco, espetáculo da